Holding familiar como instrumento de planejamento patrimonial familiar
INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO PATRIMONIAL FAMILIAR

O planejamento patrimonial familiar deve ser estruturado sempre considerando as peculiaridades, desejos e a história de cada família, um bom planejamento não deve ser nunca algo padronizado, afinal nenhuma família é igual a outra.
Umas das estruturas societárias mais utilizadas no planejamento patrimonial familiar são as holdings, que nada mais são que empresas cujo objetivo é centralizar e gerir os ativos de uma família de forma eficiente e profissional. Nessa estrutura uma empresa (a holding) detém participações em outras empresas, investimentos financeiros, imóveis e outros ativos, comumente de propriedade da mesma família.
A holding não é uma estrutura aplicável de maneira indiscriminada para todas as famílias, mas listamos abaixo alguns dos seus benefícios:
- Centralização e Organização dos Ativos: Uma holding familiar permite consolidar os ativos da família em uma única estrutura jurídica. Isso simplifica a gestão dos ativos e facilita a tomada de decisões relacionadas aos investimentos, distribuição de lucros e reinvestimento de recursos.
Proteção dos Ativos: Ao concentrar os ativos em uma holding, é possível criar camadas de proteção contra potenciais credores, litígios e outras ameaças externas. Os ativos imobiliários, por exemplo, devem ficar segregados das atividades operacionais das empresas, de forma a reduzir o risco de contágio com o patrimônio da família na eventualidade de um insucesso empresarial.
Criação de uma estrutura de Governança Corporativa: Uma holding familiar permite estabelecer estruturas formais de governança corporativa, com a definição de políticas, procedimentos e órgãos de gestão para orientar a administração dos negócios familiares. Isso pode ajudar na sucessão dos fundadores, evitando conflitos familiares, e promovendo a transparência e a profissionalização da gestão.
Inteligência Tributária: Dependendo da jurisdição e da estrutura específica, uma holding familiar pode oferecer vantagens fiscais significativas, incluindo redução de impostos sobre herança, ganhos de capital e dividendos. Estratégias como a reorganização societária, uso de subsidiárias e aplicação de regimes tributários favoráveis podem ser exploradas para minimizar a carga tributária.
Destaca-se que o planejamento patrimonial familiar, independentemente da utilização de holdings, visa somente estruturar o processo de sucessão de forma eficiente, evitando brigas familiares e facilitando a transferência, o controle, e propriedade dos ativos para as próximas gerações, o que não se confunde com blindagem patrimonial (figura inexistente no direito brasileiro), tentativa de fraudar credores ou ainda redução ilegal da tributação incidente sobre o patrimônio constituído pelos fundadores.
Por isso, é importante ressaltar que o uso de uma holding familiar requer uma análise cuidadosa das circunstâncias individuais da família e uma estruturação adequada, considerando aspectos legais, tributários, financeiros e familiares, razão pela qual é recomendável buscar o auxílio de profissionais especializados em elaborar e implementar um plano de holding familiar que atenda às necessidades e objetivos específicos da família.
Quer saber se o caso da sua família é compatível com a estruturação de um planejamento patrimonial familiar? Entre em contato no link abaixo e converse conosco, estaremos à disposição para te auxiliar na manutenção do seu legado e dos negócios da família.
